Sàbado de sol…um passeio na Suìça italiana!

A Suìça è dividida em regiòes, chamadas Cantones. Por nào existir a lìngua “suìça”, nestes cantones falam 3 idiomas: alemào, italiano e francès, de acordo com a regiào fronteiriça. Fui à Bellinzona no sàbado passado, esperando fugir do pouco carnaval que tem aqui na Itàlia.
Como Bellinzona è a capital do cantone Ticino, estava tendo o maior carnaval de rua! Que sorte😦 hehehe
Dia ensolarado de inverninho gostoso, 1hr de carro, com paisagens tìpicas suìças, ou seja, montanha nevadas (sò no topo), lagos (Lugano e Locarno), campos verdes e povo educado! Atravessando a fronteira, tivemos que comprar um ticket de autorizaçào para trafegar nas autoestradas suìças.Como eles nào tem pedàgio, este adesivo (colado na parte interna do parabrisas) è o jeito para fiscalizar quem pode ou nào pode entrar nas autopistas!
Bellinzona se situa em um grande vale rodeado por montanhas e castelos. Aliàs, os 3 castelos desta cidade sào patrimonio da UNESCO desde 2000, por serem cosnideradas contruçòes de excelente qualidade e por terem partecipado de significativo perìodo na Història! Esta cidade pertenceu aos milaneses e foi tomada pelos comascos, e depois foi reconquistada pelos milaneses, e depois foi de novo dos comascos….que confusào!! Mas foi assim mesmo, por volta de 1300, com sucessivas guerras e batalhas que os 3 castelos foram contruìdos, mais como fortalezas do que habitaçào. E finalmente, no final daquele sèculo, Bellinzona passou a ser parte da Suìça. Ufa!!
Castelgrande – o primeiro a ser construìdo, pelos longobardos (povo de origem germànica).
O segundo castelo a ser contruìdo foi o Castello di Montebello. Construìdo pelos comascos, tambèm por volta de 1313, por falta de manutençào quase foi auto-destruìdo. Graças à inùmeras obras de recontruçào, hoje o Castelo tem òtima aparència, com museus nas salas internas e uma vista e um jardim esplèndidos!
Castello di Montebello
 E por ùltimo, o Castello Sasso Corbaro, construìdo em cima da maior colina da cidade, pelos milaneses:
Castelos, princesas, vestidos rodados, bobos da corte, banquetes e outras delìcias afins….mas tambèm època de guerras, mortes, doenças, casamentos combinados, e o pior de tudo: sem tomar banho!!!! Arghhh!!!hehe  
 
Perdi os Meus Fantásticos CastelosPerdi meus fantásticos castelos
Como névoa distante que se esfuma…
Quis vencer, quis lutar, quis defendê-los:
Quebrei as minhas lanças uma a uma!

Perdi minhas galeras entre os gelos
Que se afundaram sobre um mar de bruma…
– Tantos escolhos! Quem podia vê-los? –
Deitei-me ao mar e não salvei nenhuma!

Perdi a minha taça, o meu anel,
A minha cota de aço, o meu corcel,
Perdi meu elmo de ouro e pedrarias…

Sobem-me aos lábios súplicas estranhas…
Sobre o meu coração pesam montanhas…
Olho assombrada as minhas mãos vazias…

Florbela Espanca, in “A Mensageira das Violetas”

 

2 pensieri su “Sàbado de sol…um passeio na Suìça italiana!”

  1. incrivel Tati: como voce discorre sobre temas diversos com tanta facilidade e riqueza de detalhes, para mim e um relax ler o que voce coloca neste blog. Obrigada e escreva sempre. bjssssss

    1. Oi Tia querida! Adoro escrever, e como sabes, amo os detalhes! Pois sào eles que nos “transportam” durante a narraçào de uma experiència!! Continue gostando hein!

Lascia un commento

